CEC BRASIL | Livro Caminhos da Saúde
caminhosSaude1
caminhosSaude2
caminhosSaude3
caminhosSaude4
caminhosSaude5
previous arrow
next arrow

Caminhos da Saúde apresenta o perfil de 31 agentes comunitários espalhados por todas as regiões do país, revelando comoventes histórias de solidariedade e heroísmo até então anônimas. Das margens dos rios amazônicos às estradas empoeiradas do sertão; das bucólicas zonas rurais às periferias das grandes cidades, esses profissionais convivem diariamente com uma gente que se equilibra entre a urgência e a esperança sem desistir jamais. É o retrato de um Brasil real como não estamos acostumados a ver na TV ou nas redes sociais e que expõe, por um lado, a carência de um povo e, por outro, a ternura e competência desses técnicos.

Personagens

Transformar e Humanizar

Antônio Campelo Alves

Altos - PI

Transformar e Humanizar

Francisco Canidê Quirino

Assu - RN

Transformar e Humanizar

Márcia Aparecida de Araújo Castro

Jaraguá - GO

Transformar e Humanizar

Maria Elena Rodrigues

Rio Grande - RS

Transformar e Humanizar

Nadir Donizeti Peliceri da Silva

São José do Rio Preto - SP

Transformar e Humanizar

Sidnea Pereira Constantino

São José do Rio Preto - SP

Cuidar e Curar

Jairo Benitz de Sousa

Cruzeiro do Sul - AC

Cuidar e Curar

Maria das Dores Martins Silva

São Domingos do Maranhão - MA

Cuidar e Curar

Roberta de Castro Vieira

Rio Grande - RS

Cuidar e Curar

Rosilene de Figueiredo Rodrigues Monnerat

São Gonçalo - RJ

Cuidar e Curar

Severina Antônia Nunes

Jaboatão dos Guarapes - PE

Cuidar e Curar

Zenaide Cristiane de Carvalho Santana

Nisia Floresta - RN

Empatia e Respeito

Catarina Jesus Santos

São Paulo - SP

Empatia e Respeito

Fátima Aparecida Vieira Rodrigues

São José do Rio Preto - SP

Empatia e Respeito

Jaqueline Tavares Pessoa Micheloni

Campo Grande - MS

Empatia e Respeito

Maria do Livramento Paula Oliveira

Gurupi - TO

Empatia e Respeito

Patrícia Marques Rodrigues

Montes Claros - MG

Empatia e Respeito

Suellen Faria Costa Miquelan

São Fidélis - RJ

Estradas e Caminhos

Cleber Correia Oliveira

Cerrito - RS

Estradas e Caminhos

Eudes Ferreira de Oliveira

Jordão - AC

Estradas e Caminhos

Giselda Rodrigues Lemos

Corrente - PI

Estradas e Caminhos

Ligia dos Santos

Conceição de Macabu - RJ

Estradas e Caminhos

Nicélia Gomes Cozer

Aquidauana - MS

Estradas e Caminhos

Sueli Miranda Braga Dias

Aliança do Tocantins - TO

Luta e Superação

José Ronaldo da Silva

Patos PB

Luta e Superação

Maria Lucia e Ana Lucia

Feira de Santana - BA

Luta e Superação

Roque Onorato

Valença - BA

Luta e Superação

Sirlei Amaral

Santa Vitória do Palmar - RS

Luta e Superação

Tânia Viana

Maracanaú - CE

Luta e Superação

Tereza de Souza Franco

Aquidauana - MS

Equipe

Jeferson Sousa

Organização e Coordenação

Trabalhou em dezenas de veículos do país. Entre outros, foi editor de música do extinto jornal Folha da Tarde, repórter especial do Caderno 2, do jornal O Estado de S. Paulo, editor da revista Viagem & Turismo e redator chefe da revista Playboy. É roteirista e autor do livro A Arte da Reciclagem (Editora Globo).

@jefsousa

Priscila Oliveira

Organização e Coordenação

Jornalista e pesquisadora sobre leis de incentivo e fomento ao cinema nacional, atua há 10 anos com Produção Cultural e Editorial, Consultoria em Responsabilidade Social e Comunicação.

@priprivo

Jéssica Santos

Produção Editorial

Mercadóloga formada, produtora de projetos culturais, administradora de seu estúdio de tatuagem localizado na região do ABC, em São Paulo e mãe profissional em tempo integral. Durante muito tempo produziu eventos de grande porte enquanto facilitadora, intérprete e administradora -  leva em suas experiências o Rock in Rio, Lollapalooza e EDC.

@jessymclovin

Angélica Santa Cruz

Texto

É jornalista. Na experiência como executiva, dirigiu oito revistas e sites da editora Abril e ocupou cargos como editora executiva da revista Época e do jornal Diário de São Paulo e chefe de sucursal do site NO. Como repórter, atuou em um campo vasto de coberturas - de política a economia, de comportamento a polícia. Foi repórter especial do Estadão, repórter e editora da revista Veja, entre outros veículos.

@anja_santacruz

Carmen Fukunari

Projeto Gráfico e Direção de Arte

Foi Editora de arte em diversas publicações nas editoras Azul, Símbolo, Globo e Abril. ​Foi diretora de arte do núcleo de turismo da Abril onde coordenou diversas publicações como livros de Araquém Alcântara, Guias 4Rodas e publicações especiais de Viagem e Turismo.

@cfukunari

Adriana Harumi

Edição de Arte

Designer paulista graduada em Comunicação em Multimeios pela PUC-SP, é apaixonada por viagens e tudo o que é relacionado à natureza das pessoas e das coisas. Acredita que um mundo melhor é possível a partir do momento que a gente passa a se entender como comunidade e menos como indivíduo, e começa a trabalhar em prol da nossa coletividade.

@a_fukunari

Roberto Setton

Direção Fotográfica

Na área de fotografia já colaborou e colabora, como fotojornalista, com as principais publicações editoriais e de mídia digital brasileiras. Atua também na fotografia corporativa e na fotografia de teatro. Em 2014 expôs o trabalho DIVERSIDADE FUTEBOL CLUBE, com curadoria de Diógenes Moura, no Museu da Diversidade Sexual em São Paulo.

@robertosetton

Heudes Regis

Fotografia

Heudes Regis é fotógrafo com mais de 30 anos de experiência. Foi no Rio Grande do Norte onde começou a fazer seus primeiros cliques profissionais aos 17 anos, perpetuando uma tradição familiar que está na quarta geração. Com publicações em vários veículos, nacionais e internacionais, circulou por redações das principais revistas do País, Veja, Exame, VIP, Forbes, Playboy, Guia 4 Rodas. Hoje, Heudes comanda a Objetiva Imagem, empresa de produção de conteúdo em imagem, na cidade do Recife.

@jhregis

Ana Carolina Fernandes

Fotografia

Nasceu no Rio de Janeiro, filha de um jornalista e uma professora e desde cedo demonstrou uma paixão pela fotografia, ganhando de sua mãe a primeira câmera aos 13 anos. Seguiu o caminho natural tornando-se uma fotojornalista aos 19 anos. Hoje desenvolve projetos autorais documentais contando histórias com uma visão sempre humanista mas sem abandonar o fotojornalismo.

@culafernandes

André Feltes

Fotografia

Fotógrafo atuante nos universos da fotografia documental, corporativa e do fotojornalismo, tendo também larga experiência na cobertura de eventos e na produção de conteúdo multimídia.

Na sua trajetória de mais de 20 anos, atuou como repórter fotográfico e editor de fotografia nos principais jornais do Rio Grande do Sul. André cobriu profissionalmente eventos como as Copas do Mundo de 2006 na Alemanha e 2014 no Brasil.

@afeltes

Marcela Bonfim

Fotografia

Economista, Marcela Bonfim, era outra até os 27 anos. Na capital paulista, acreditava no discurso da meritocracia. Já em Rondônia; adquiriu uma câmera fotográfica e no lugar das ideias deu espaço a imagens e contextos de uma Amazônia afastada das mentes de fora; mas latentes às vias de dentro. As lentes foram além; captando da diversidade e das inúmeras presenças negras; potências e sentidos antes desconhecidos a seu próprio corpo recém-enegrecido.

@bonfim_marcela

Carlos Pedretti

Tratamento de Imagens

Carlos Pedretti, formado pelo Senai em fotografia digital, trabalhou na Editora Abril por 33 anos com fotorreprodução e tratamento de imagens e atualmente presta serviços de tratamento de imagem, fotografia e motion design pela sua empresa CP Fotos&Videos.

@carlaopedretti