CEC BRASIL | Projeto Carreta Literária
previous arrow
next arrow
Slider

A Carreta Literária, é o nosso “book truck”, com 500 novos livros que funciona como uma biblioteca itinerante que transita por escolas e praças públicas.

Nosso acervo é atual, diversificado e pronto para atender aos muitos apetites. Afinal de contas, a literatura tem a capacidade de ser comida, diversão e arte!

O projeto é realizado em parceria com empresas privadas e Secretarias de Educação e oferece capacitação para formação de leitores para os educadores das escolas do circuito da Carreta Literária.

Objetivos

Promover a atividade de leitura como uma forma de conhecimento, entretenimento e lazer.

Levar os livros até os leitores por meio do conceito de biblioteca itinerante.

Estimular o desenvolvimento cultural por meio da disponibilização da Carreta Literária por tempo indeterminado às comunidades.

Associar a leitura à atividade lúdica, estimulando assim educadores de municípios brasileiros a realizarem exercícios e atividades relacionadas a prática da leitura.

Reduzir o analfabetismo funcional, destacando a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual e social.

Trajetória

beneficiados

cidades

escolas

livros

Onde as carretas se encontram

Jaguariúna - SP

Santa Cruz da Esperança - SP

São Carlos - SC

Novo Hamburgo - RS

Americana - SP

Depoimentos

"Tudo que é relacionado à leitura é bem-vindo: faz com que o ser humano pense, aja de maneira crítica e se posicione diante do mundo. A Carreta Literária chegou com o intuito de resgatar o hábito da leitura em crianças, jovens e adultos por meio do apelo visual e lúdico oferecido pela gastronomia. O leitor vai se deparar com um livro como se estivesse degustando um prato“.

- Maria Célia Fröhlich – São Carlos

“O projeto tem a possibilidade de movimentar a cidade, criando um circuito cultural e literário para seus moradores”.

- Célia Cristina Cestari – Santa Cruz da Esperança

“O projeto é de extrema importância, sobretudo no que se refere ao incentivo à leitura literária e a ao processo de ensino-aprendizagem, já que sabemos da importância da literatura para cada um dos nossos alunos, para a consciência do seu lugar no mundo e para a sua articulação com o mundo simbólico”.

- Maristela Guasselli – Novo Hamburgo

“A Carreta Literária é de extrema importância para a comunidade, uma vez que o universo da leitura permite a interação com diferentes contextos e campos da atividade humana, servindo também de base para a formação cultural e profissional dos alunos”.

- Neuza Moro – Americana

“O projeto dinamiza o trabalho já realizado pelas bibliotecas nas escolas, pois traz um novo acervo e metodologia diferente. Os alunos são servidos de saber e vivem essa experiência de maneira livre e lúdica. É uma novidade que deixa as aulas mais atrativas e interativas”.

- Edgar Maldonado – Jaguariúna